domingo, 23 de novembro de 2008

LITERATURA INFANTIL




“Nenhuma outra forma de ler o mundo é tão eficaz e rica quanto a que a Literatura Infantil permite”.

Através das histórias, a criança tem a oportunidade de enriquecer e alimentar sua imaginação, conhecer as diferentes culturas, as diferentes formas de vida coletiva, os diferentes modos de ser de cada pessoa, ampliar seu vocabulário, permitir sua auto-identificação, bem como, aprender a aceitar e refletir sobre situações relativas às dimensões de diversas categorias da problemática humana, desenvolver o pensamento lógico, a memória, estimularem o espírito crítico, vivenciar momentos de humor, diversão, satisfazer sua curiosidade, harmonizar-se com suas ansiedades, sugerindo-lhes meios para solucionar conflitos, adquirindo valores para sua vida.
La Fontaine escreveu: “Sirvo – me de animais para instruir os homens. [...] procuro tornar o vício, ridículo, por não poder atacá-lo com braço de Hércules. [...] Algumas vezes oponho, através de uma dupla imagem, o vício à virtude, a tolice ao bom senso. [...] Uma moral nua provoca o tédio: o conto faz passar o preceito com ele. Nessa espécie de fingimento, é preciso instruir e agradar, pois contar por contar, me parece coisa de pouca monta”.
Toda arte serve para distrair, entreter, fazer com que as pessoas esqueçam as dificuldades da vida. E também tem uma função crítica e social muito importante, de denunciar e conscientizar, além de ampliar a capacidade do indivíduo de pensar, sentir e interagir nas relações sociais. Ela deve ser mediadora entre o leitor e o mundo para que á partir dela ele possa redimensionar valores e vislumbrar novos horizontes para si e para a sociedade. Assim, uma educação que se queira libertadora, humanizante e transformadora, passa, necessariamente, pelo caminho da leitura.
Segundo Coelho: “Literatura é uma linguagem específica que, como toda linguagem, expressa uma determinada experiência humana, e dificilmente poderá ser definida com exatidão.
Suely Cagneti é pioneira em projetos de Literatura, e diz que Literatura tem muito de afeto. Na contação de histórias é possível trabalhar com sentimentos e emoções, fazendo com que a criança aprenda a lidar com diferentes situações e limites. Através do autoconhecimento passa a entender também o outro.
Conforme WADSWORTH, a Literatura infantil, ao contrário do que muitos pensam, não surgiu. Derivou de outra forma literária, ou melhor, da Literatura em geral.
Tudo começou a ser construído, nesse sentido, em meados do século XVIII, momento que se percebeu a criança como sendo diferente do adulto, em necessidades e características.
No início, a Literatura Infantil recebia apenas adaptações de textos escritos para adultos. Assim, surgiram as fábulas que a princípio não tinham a intenção de se direcionarem as crianças.
Contar histórias é a mais antiga das artes. Nos velhos tempos, o povo assentava ao redor do fogo para esquentar, alegrar, conversar, contar casos. Pessoas que viviam longe de sua pátria contavam e repetiam histórias para guardar suas tradições e sua língua. Contar histórias tornou-se uma profissão em vários países, como na Irlanda e na Índia. Com o advento da imprensa, os jornais e livros tornaram-se os grandes agentes culturais dos povos. As fogueiras ficaram para trás. Os velhos contadores foram esquecidos. Mas as histórias se incorporaram definitivamente á nossa cultura. Ganharam as nossas casas através da doce voz materna, das velhas babás, dos livros coloridos, para encantamento da criançada. E os pedagogos, sempre á procura de técnicas e processos adequados á educação das crianças, descobriram esta ‘mina de ouro’ – as histórias.
Os psicólogos aprovaram. Surgiu a literatura infantil.
Com a crise na Europa Feudal, as mães tiveram a necessidade de trabalhar para que suas famílias sobrevivessem. Seus filhos eram deixados com outras mulheres para que estas os alimentassem e deles cuidassem. Para passar o tempo e conseguir com que as crianças ficassem quietas, essas mulheres contavam histórias a elas. Segundo WADSWORT, dá-se então aí o início a Literatura Infantil. Essas histórias mais tarde seriam impressas e publicadas.
Com a revolução industrial e o surgimento da tipografia começou-se a produzir obras literárias especialmente para as crianças, mas a procura pelas obras era bastante precária, como até hoje, devido à disparidade cultural e social, que predomina em nosso meio até os dias atuais.
Monteiro Lobato é precursor da Literatura Infantil Brasileira. Sua obra toma dimensão a partir de sua interação com o grupo social e seu sentido se evidencia quando sua produção literária é contraposta as características da vida cultural brasileira até determinado ponto da nossa história.
Toda criança em processo de alfabetização pode se beneficiar da literatura, apesar de que ela ainda não possuir por parte de muitos educadores, um olhar diferenciado.
Muitos educadores ainda resistem em aceitar os benefícios que a Literatura traz ou simplesmente desconhecem-na.
Mas, para que tudo isso aconteça naturalmente é necessário que criança e escola tenham um relacionamento muito íntimo com a leitura. É claro que esse envolvimento entre aluno-escola-leitura, vai depender de muito trabalho e esforço por parte dos educadores e também da família, que deverá colaborar para que ao longo do tempo a criança adquira prazer pela leitura.
Ensinar a gostar de ler é exatamente isso: é ensinar a se emocionar com os sentidos e com a razão (porque, para gostar apenas com os sentidos, não há necessidade da interferência da escola); e, para isso, é preciso ensinar a enxergar o que não está evidente, a achar as pistas e a retirar do texto os sentidos que se escondem por detrás daquilo que se diz.
A literatura, estando no contexto do processo educativo desde a educação infantil e sendo utilizada de forma provocativa pelo educador, leva a criança questionar, levantar hipóteses, argumentar, comparar o conteúdo das histórias com os de sua vivência, ajudando assim na construção de um individuo autônomo e confiante em si, acima de tudo, vivendo sua infância de forma natural
O bom educador deverá reconhecer o valor da literatura na formação da criança e sempre estar atento para inovar com atividades (como bem sugere Sueli de Souza Cagneti) que chamem a atenção da criança, que sejam realmente prazerosas.
Por isso é preciso estar sempre inovando, sugerindo e ouvindo sugestões.

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