domingo, 23 de novembro de 2008

BRINCAR PARA APRENDER

É precisa (re) descobrir o gosto, o sabor de brincar
De (re) encontrar a criança de cada um.

Nas atividades lúdicas, a criança vivência
experiências e aprende com elas. Brincando ela
desenvolve o cognitivo, o que possibilita a promoção
de resolução de conflitos que surgem durante essas
atividades, estimulando, assim, o raciocínio. O
amadurecimento das habilidades motoras que é
proporcionado pelas brincadeiras.

“Brincar é “ pensar” com o corpo inteiro, assim como
dançar, pintar, desenhar, fazer teatro, cantar, dar
cambalhotas, pular amarelinha, escolar uma
montanha”. DESCONTO (2002).


A criança quando brinca de faz-de-conta,
experimenta emoções diversas a todos os
indivíduos, o que leva a aprender a respeitar
regras e limites e a conviver com outras pessoas.


Nas brincadeiras tradicionais, ela entra em contato
com experiências passadas que fazem parte da
cultura em que vive, do seu meio. Assim passa a
construir sentimentos, fantasias, angustias, medos e
aprende a se relacionar com o mundo e a conhecer a
história de seu grupo social.


No jogo está a alma das relações humanas é nele
que as crianças se preparam inconscientemente
para o mundo real.


O brincar é um momento mágico e único que deve
Ser valorizado. Por isso, ENCANTE-SE! DELICIE-SE!
DIVIRTA-SE! BRINQU


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